Conheça Secretário

A região, que foi um dia uma sesmaria, recebeu o nome de Secretário, por conta de seu proprietário, João Ferreira da Fonte, naqueles idos, secretário da Capitania do Rio de Janeiro. Assim, acabou incumbido pela Coroa Potuguesa de manter a região segura e livre das ações de assaltantes e contrabandistas. Afinal, Secretário era caminho obrigatório do Rio para as Minas Gerais no auge da "corrida do ouro", que acontecia no estado vizinho.

Quando a economia do país voltou-se para outros rumos, Secretário se manteve como uma pequena vila, marcada por paisagens de inestimável beleza, rios e cachoeiras de águas cristalinas e clima incomparável: perfeito para a instalação de grandes fazendas.

Com o passar dos anos, Secretário foi sendo "descoberta" por artistas, colunáveis e anônimos que queriam paz, contato com a natureza, muito sol, sombra e água fresca.

Hoje, a Vila de Secretário tem uma única rua que oferece um comércio básico, com charme de cidade pequena. Ali, convivem cavalos, carroças, bicicletas, muitos fusquinhas e carros de luxo. Democraticamente.

A construção da BR-040 levou investidores à construção de vários condomínios no lugar que,apesar de afastado da agitação, tem fácil acesso por uma linda estradinha asfaltada, a apenas 7 Km da rodovia.

Secretário está se tornando, a cada dia, uma das mais valorizadas localidades da região. Sem abrir mão de um ar que só o interior pode oferecer.
Um lugar maravilhoso, próximo do que chamamos de "paraíso", é uma definição muito usada por quem conhece Secretário. Muito verde, tranqüilidade e um clima especialíssimo - sol quente durante o dia e aquele friozinho gostoso à noite, mesmo no verão. O céu da localidade protagoniza um capítulo à parte: coalhado de estrelas que, por conta do ar "mais puro, impossível", são facilmente visíveis a olho nú.

A cavalo, a pé ou mesmo de carro, "descubra" estradinhas ladeadas de vegetação típica de uma Mata Atlântica perfeitamente preservada, que renovam qualquer estado de espírito - para melhor! Ipês de todas as cores, eucaliptos, araucárias, flamboyants, orquídeas e bromélias, moradias permanentes de pássaros das mais variadas espécies, que ali constroem seus ninhos e, graças a Deus, se multiplicam ano a ano.

No centrinho da Vila de Secretário, além de restaurantes, comércio básico, algumas lojinhas vendem objetos de decoração e delícias artesanais, como geléias, licores, cachaças, queijos e conservas produzidos na localidade.

E que tal fazer a rota do Caminho Novo da Estrada Real? Saindo de Secretário, você passa por Inconfidência, Queima-Sangue, até chegar à Paraíba do Sul. Se quiser, dê uma "esticada" até Comendador Levy Gasparian, que faz fronteira com Minas Gerais: cruzando a linha do trem, você entra em Serraria, já no estado vizinho. Tudo isso em um só dia, sem qualquer esforço!

Secretário é um convite perfeito para os amantes da natureza, do eco-turismo, dos banhos de cachoeira, das cavalgadas e para aqueles que quererm... fazer nada!

Venha para Secretário. Este é o lugar!
Secretário Imóveis - Tel.: (24) 99227-4877  
Estrada Francisco Guimarães (Maquiné) - Secretário - Petrópolis/RJ